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Como criar um novo programa de incentivo?
Como criar um novo programa de incentivo?

Confira neste artigo como criar um programa de bonificação

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Escrito por Feedz
Atualizado há mais de uma semana

⚠️ Lembre-se: é importante que os dados estejam atualizados, especialmente departamento, cargo, data de admissão e remuneração.

No menu lateral esquerdo, clique em “Incentivos”. Na tela Programas de Incentivos, clique no botão à direita “+ Novo programa”.

Tela 1: Configurações gerais

Preencha as informações obrigatórias: nome do programa, data de início e data de encerramento do programa. Caso queira, preencha também a descrição do programa. Para prosseguir, clique em “Próximo”.

Tela 2: Critérios de elegibilidade

Para selecionar quem pode participar do programa, escolha os grupos adequados em categorias como tipo de contrato, unidades, departamentos e cargos. Lembre-se de escolher pelo menos um grupo em cada categoria.

Os critérios seguem uma regra de interseção, ou seja, para ser elegível, o colaborador deve pertencer aos grupos selecionados em todas as categorias. Clique em “Próximo” para avançar quando terminar.

💡 Sugestão: você pode selecionar todos os critérios de elegibilidade de um grupo clicando na caixinha ao lado do nome do grupo.

Tela 3: Múltiplo salarial

Você deve definir o critério de múltiplo salarial. O critério do múltiplo salarial indica a quais grupos a regra se aplica.

Você terá à disposição duas possibilidades para definir o multiplicador:

  1. Caso defina o critério como Departamento, por exemplo, você deverá atribuir um multiplicador para cada departamento. O mesmo vale para os demais critérios: tipos de vínculos, unidades e cargos.

  2. Caso o multiplicador seja o mesmo para todos os grupos do critério definido, clique em “Definir valor para todos” e insira o valor e depois clique em "Aplicar".

💡 Sugestão de leitura: entenda neste artigo o que é o múltiplo salarial e como o cálculo é realizado.

Após definir o multiplicador, clique em “Próximo” para avançar.


Tela 4: Regras individuais

Você deve definir os requisitos que cada participante do programa de incentivos deve cumprir para se qualificar.

Na regra de assiduidade, há três parâmetros obrigatórios:

  • Mínimo de meses ativos na empresa: Indica quantos meses a pessoa precisa ter trabalhado para participar do programa, baseado na data de contratação.

  • Mínimo de meses trabalhados: É o número mínimo de meses que um colaborador deve ter trabalhado durante o período do programa para ser elegível. Por exemplo, se o programa é de 12/23 a 07/24, o requisito mínimo são 5 meses, o participante precisa ter trabalhado pelo menos 5 meses nesse período para se qualificar.

  • Mínimo de dias trabalhados para considerar 1 mês integral trabalhado: Define quantos dias um colaborador precisa trabalhar em um mês para que seja considerado completo dentro do programa de incentivo.

A regra de Desligamentos é opcional. Você pode configurar que colaboradores desligados durante a vigência do programa sejam elegíveis ou não.

A regra de Movimentações internas também é obrigatória. Se houver mudança de cargo ou departamento durante o programa de incentivo, você pode escolher para ser considerada entre a última posição ocupada ou aquela em que a pessoa permaneceu mais tempo. É importante ressaltar que as configurações para cargo e departamento são independentes.

Após configurar as regras, clique em “Próximo” para continuar.

Tela 5: Gatilhos do programa

💡 Sugestão de leitura: antes de criar os gatilhos do seu programa de incentivos, veja como eles funcionam neste artigo.

Todos os campos da tela de gatilhos devem ser preenchidos. Não será possível avançar caso algum esteja em branco.

Ao criar um gatilho, o sistema automaticamente estabelecerá o primeiro nível de hierarquia. Dentro de cada nível, é possível criar múltiplos gatilhos clicando em “Novo gatilho”. Dê um nome ao gatilho e, em seguida, selecione o grupo cujo gatilho será aplicado. Por fim, defina o percentual maior que 0%. Caso queira adicionar mais de um nível de hierarquia, clique em “Novo nível de hierarquia”, em seguida, repita o processo de criação de gatilhos.

Tela 6: Fórmula de pagamento

Você poderá utilizar diferentes itens para construir a fórmula de pagamento. Para entender mais sobre as fórmulas e como criar uma que atenda o seu programa, leia os artigos abaixo:

Após criar sua fórmula, clique em “Concluir” e, na tela de confirmação, clique em “Concluir e ativar”.

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