⚠️ Importante: as instruções abaixo mostram como configurar a integração entre o Feedz e o ERP TOTVS. Para dúvidas ou problemas técnicos com o ERP, entre em contato com o suporte do ERP, abrindo um ticket na linha de produto correspondente. Confira como fazer isso conferindo este playbook.
Etapa 1) Validar a versão do RM
É necessário que a aplicação RM esteja nas versões iguais ou superiores 12.1.2310. Caso não esteja, será preciso fazer a atualização. Abaixo estão as instruções para fazer a validação e atualização.
⚠️ Esta etapa deve ser realizada pela pessoa que possuir acesso ao módulo TOTVS | Gestão de Pessoal, geralmente RH.
Etapa 2) Solicitar ambiente de Homologação
Recomendamos como boa prática que, na Feedz, a integração seja testada em um ambiente de teste. Para isso, é necessário solicitar esse ambiente para a pessoa da Feedz que é responsável pelas tratativas da sua empresa (Analista de Customer Success ou Analista de Onboarding). Feita a solicitação, o ambiente será entregue em alguns dias.
Caso a sua empresa deseje um ambiente de homologação também no TOTVS RM, será necessário conversar com o Gerente de Contas da TOTVS RM para entender a viabilidade.
⚠️ Esta etapa deve ser realizada pelo RH em parceria com a Feedz.
Etapa 3) Acesso ao Token de integrações da Feedz (obrigatório para todos os sistemas)
A maior parte da configuração é feita no RM. Na Feedz, você realizará dois passos obrigatórios: gerar uma chave que será usada pelo RM para autenticação na Feedz e selecionar o sistema que utilizará, ao enviar os dados de integração para o serviço do ETL.
O Token deve ser gerado por um usuário Administrador da empresa na Feedz. A chave é obtida em: Configurações > Integrações > Chave Integração (API 2.0). Caso o campo esteja vazio, clique em "Gerar Token".
Assim que gerar o token, desça a tela e ative o campo "Ativar Integração ERP" e selecione o sistema. Você terá à disposição três sistemas: Protheus, RM e Datasul.
Caso queira, você poderá também selecionar com qual status os novos colaboradores serão integrados na Feedz. Basta selecionar no campo abaixo:
Uma nova possibilidade é replicar os cargos. Na Feedz é possível ter duas nomenclaturas para cargos, uma para o RH e lideranças e outra pública que chamamos "Cargo visível". Esta informação de cargo visível não é enviada pelos ERPs. Clientes que não precisam desta diferenciação podem replicar o "Nome do cargo" para "Cargo visível".
Por fim, adicione o domínio da empresa que será utilizado para a criação dos endereços de e-mail fake dos novos colaboradores.
Ao preencher um domínio, ele é usado para atribuir um e-mail com base no CPF do colaborador. Por exemplo, se o CPF é "123.456.789-01" e o domínio é "minhaempresa.com.br", o e-mail será: [email protected].
Isso é necessário para o cadastro na Feedz quando nem todos os usuários têm um e-mail próprio e esta informação é obrigatória.
Etapa 4) Configuração do ambiente RM
No menu “Serviços Globais | Segurança | Perfis”, selecione o sistema “Folha de Pagamento”, edite o perfil desejado, vá em acesso aos menus e permita o acesso “01.05.01 - Integração Performance e Metas / Feedz”.
Acesse “RH | Folha de pagamento | Configurações | Parametrizador | 06.02 - Integrações | 06.02.10 - TOTVS RH Performance e Metas / Feedz” selecione a opção “Feedz” e cadastre os dados para a integração.
Concatenar Descrição do Cargo (Descrição + Código): Ao selecionar este parâmetro, o sistema irá combinar a descrição da função com o seu código correspondente.
Por exemplo: se o código da função for "0001" e a descrição for "Gerente", após ativar esse parâmetro, o sistema enviará para a Feedz a informação "Gerente 0001".
Importante ressaltar que, caso o parâmetro não esteja marcado e houver cargos com a mesma descrição, ocorrerá um erro na integração. Isso acontece devido à descrição ser um elemento-chave na Feedz.
Concatenar Descrição do Departamento (Descrição + Código): Ao selecionar este parâmetro, o sistema incluirá tanto a descrição da seção quanto o seu código correspondente.
Por exemplo: se o código da seção for "01.01" e a descrição for "Administrativa", ao ativar esse parâmetro, o sistema enviará para a Feedz a informação "Administrativa 01.01".
Importante ressaltar que, caso o parâmetro não esteja marcado e houver departamentos com a mesma descrição, ocorrerá um erro na integração. Isso acontece devido à descrição ser um elemento-chave na Feedz.