⚠️ Importante: as instruções abaixo mostram como configurar a integração entre o Feedz e o ERP TOTVS. Para dúvidas ou problemas técnicos com o ERP, entre em contato com o suporte do ERP, abrindo um ticket na linha de produto correspondente. Confira como fazer isso conferindo este playbook.
A forma de identificar qualquer registro é através do campo Id de Integração (integrationId
no Protheus)
Etapas da Integração
Para iniciar o projeto é essencial ter acesso ao módulo TOTVS Configurador e senha de admin no módulo. Caso não tenha, é necessário logar na área do cliente na Central de Relacionamento TOTVS https://totvscst.zendesk.com/hc/pt-br/#home e abrir um ticket.
Validar a versão do Protheus (deve igual ou superior a 12.1.33 ou 12.1.2210);
Acessar o Token de integrações da Feedz;
Solicitar ambiente de homologação/testes Sandbox da Feedz;
Configuração do ambiente Protheus;
1) Atualização de Parâmetros
2) Criação de MENUs
Preenchimento das tabelas auxiliares e configurações de De X Para;
1) S043
2) S049
3) De X Para de “Cargos” (se necessário);
4) De X Para de “Departamentos” (se necessário);
Integração de registros para Feedz e cadastro do agendamento do retorno do processamento da integração;
Consulta dos lotes de integração.
Integração na prática
Etapa 1) Validar a versão do Protheus
É necessário que a aplicação Protheus esteja nas versões iguais ou superiores a 12.1.33 ou 12.1.2210. Caso não esteja, será preciso fazer a atualização. Abaixo estão as instruções para fazer a validação e atualização. Integrações dos campos CPF e Matrícula são possíveis a partir das versões 12.1.2210, ou 12.1.2310, da expedição contínua do RH.
➡️ Como atualizar a versão do Protheus (se necessário)
⚠️ Esta etapa deve ser realizada pela pessoa que possuir acesso ao módulo TOTVS | Gestão de Pessoal, geralmente RH.
Etapa 2) Solicitar ambiente de Homologação (obrigatório para todos os sistemas)
Recomendamos como boa prática que, na Feedz, a Integração seja testada em um ambiente de teste. Para isso, é necessário solicitar esse ambiente para a pessoa da Feedz que é responsável pelas tratativas da sua empresa (Analista de Customer Success ou Analista de Onboarding). Feita a solicitação, o ambiente será entregue em alguns dias.
Caso a sua empresa deseje um ambiente de homologação também no TOTVS Protheus, será necessário conversar com o Gerente de Contas da TOTVS Protheus para entender a viabilidade.
⚠️ Esta etapa deve ser realizada pelo RH em parceria com a Feedz.
Etapa 3) Acesso ao Token de integrações da Feedz (obrigatório para todos os sistemas)
A maior parte da configuração é feita no Protheus. Na Feedz, você realizará dois passos obrigatórios: gerar uma chave que será usada pelo Protheus para autenticação na Feedz e selecionar o sistema que utilizará, ao enviar os dados de integração para o serviço do ETL.
O Token deve ser gerado por um usuário Administrador da empresa na Feedz. A chave é obtida em: Configurações > Integrações > Chave Integração (API 2.0). Caso o campo esteja vazio, clique em "Gerar Token".
⚠️ Este Token será utilizado na etapa 4 pela pessoa de TI/com acesso ao TOTVS | Configurador, no parâmetro MV_APIFEE2.
Assim que gerar o token, desça a tela e ative o campo "Ativar Integração ERP" e selecione o sistema. Você terá à disposição três sistemas: Protheus, RM e Datasul.
Caso queira, você poderá também selecionar com qual status os novos colaboradores serão integrados na Feedz. Basta selecionar no campo abaixo:
Uma nova possibilidade é replicar os cargos. Na Feedz é possível ter duas nomenclaturas para cargos, uma para o RH e lideranças e outra pública que chamamos "Cargo visível". Esta informação de cargo visível não é enviada pelos ERPs. Clientes que não precisam desta diferenciação podem replicar o "Nome do cargo" para "Cargo visível".
Por fim, adicione o domínio da empresa que será utilizado para a criação dos endereços de e-mail fake dos novos colaboradores.
Ao preencher um domínio, ele é usado para atribuir um e-mail com base no CPF do colaborador. Por exemplo, se o CPF é "123.456.789-01" e o domínio é "minhaempresa.com.br", o e-mail será: [email protected].
Isso é necessário para o cadastro na Feedz quando nem todos os usuários têm um e-mail próprio e esta informação é obrigatória.
Etapa 4) Configuração do ambiente Protheus
Para realizar a configuração no Protheus e os itens 1) Atualização de Parâmetros e 2) Criação de MENUs, a pessoa de TI/com acesso ao TOTVS | Configurador deve seguir essa documentação: Protheus > API, Documentação técnica, e o vídeo instrucional abaixo.
Se houver fase de homologação (Sandbox), deve-se utilizar a URL https://integrations.feedz.dev/protheus-feedz-etl/ como URL base do ambiente de integração com a Feedz, ao configurar o parâmetro MV_APIFEE1.
⚠️ Esta etapa deve ser realizada pela TI da empresa, ou pessoa com acesso ao módulo TOTVS | Configurador.
Etapa 5) Preenchimento das tabelas auxiliares S043, S049 e o De X Para de "Cargos" e "Departamentos"
Para realizar os preenchimentos e configurações, a pessoa com acesso ao TOTVS | Gestão de Pessoal deve seguir essa documentação: Integração com a Feedz - Linha Microsiga Protheus - TDN (totvs.com) (itens 02, 03). Se necessário, seguir com a configuração de De X Para (conforme itens 04 e 05). Recomendamos também assistir ao vídeo instrucional abaixo.
⚠️ Esta etapa deve ser realizada pelo RH da empresa, ou pessoa com acesso ao módulo TOTVS | Gestão de Pessoal.
Etapa 6) Integração de registros para Feedz e cadastro do agendamento do retorno do processamento da integração
Após finalizar as etapas anteriores será possível ativar a Integração e enviar os dados do Protheus para a Feedz. Para isso, é necessário seguir o item 06 da documentação Integração com a Feedz - Linha Microsiga Protheus - TDN (totvs.com). Recomendamos também assistir o vídeo instrucional abaixo.
⚠️ Esta etapa deve ser realizada pela TI da empresa, ou pessoa com acesso ao módulo TOTVS | Configurador.
Etapa 7) Integração de registros para Feedz e cadastro do agendamento da Integração
Uma vez que a integração esteja ativa, é possível consultar e visualizar as informações dos lotes de integração com a Feedz, bem como consultar manualmente o status de integração dos lotes de dados que foram enviados.
Para fazer essa consulta, é necessário seguir o item 07 da documentação Integração com a Feedz - Linha Microsiga Protheus - TDN (totvs.com). Recomendamos também assistir o vídeo instrucional abaixo.
⚠️ Esta etapa deve ser realizada pelo RH da empresa, ou pessoa com acesso ao módulo TOTVS | Gestão de Pessoal.
Ao finalizar todas as etapas anteriores, a Integração entre Feedz e Protheus estará bem sucedida. Recomendamos fazer a conferência dos dados na aplicação Feedz.