⚠️ Importante: as instruções abaixo mostram como configurar a integração entre o Feedz e o ERP TOTVS. Para dúvidas ou problemas técnicos com o ERP, entre em contato com o suporte do ERP, abrindo um ticket na linha de produto correspondente. Confira como fazer isso conferindo este playbook.
➡️ A integração está disponível a partir das versões 12.1.2307.13, 12.1.2311.7 ou 12.1.2403.2.
Etapa 1) Solicitar ambiente de Homologação
Recomendamos como boa prática que, na Feedz, a integração seja testada em um ambiente de teste. Para isso, é necessário solicitar esse ambiente para a pessoa da Feedz que é responsável pelas tratativas da sua empresa (Analista de Customer Success ou Analista de Onboarding). Feita a solicitação, o ambiente será entregue em alguns dias.
Caso a sua empresa deseje um ambiente de homologação também no TOTVS Datasul, será necessário conversar com o Gerente de Contas da TOTVS Datasul para entender a viabilidade.
⚠️ Esta etapa deve ser realizada pelo RH em parceria com a Feedz.
Etapa 2) Acesso ao Token de integrações da Feedz (obrigatório para todos os sistemas)
A maior parte da configuração é feita no Datasul. Na Feedz, você realizará dois passos obrigatórios: gerar uma chave que será usada pelo Datasul para autenticação na Feedz e selecionar o sistema que utilizará, ao enviar os dados de integração para o serviço do ETL.
O Token deve ser gerado por um usuário Administrador da empresa na Feedz. A chave é obtida em: Configurações > Integrações > Chave Integração (API 2.0). Caso o campo esteja vazio, clique em "Gerar Token".
Assim que gerar o token, desça a tela e ative o campo "Ativar Integração ERP" e selecione o sistema. Você terá à disposição três sistemas: Protheus, RM e Datasul.
Caso queira, você poderá também selecionar com qual status os novos colaboradores serão integrados na Feedz. Basta selecionar no campo abaixo:
Uma nova possibilidade é replicar os cargos. Na Feedz é possível ter duas nomenclaturas para cargos, uma para o RH e lideranças e outra pública que chamamos "Cargo visível". Esta informação de cargo visível não é enviada pelos ERPs. Clientes que não precisam desta diferenciação podem replicar o "Nome do cargo" para "Cargo visível".
Por fim, adicione o domínio da empresa que será utilizado para a criação dos endereços de e-mail fake dos novos colaboradores.
Ao preencher um domínio, ele é usado para atribuir um e-mail com base no CPF do colaborador. Por exemplo, se o CPF é "123.456.789-01" e o domínio é "minhaempresa.com.br", o e-mail será: [email protected].
Isso é necessário para o cadastro na Feedz quando nem todos os usuários têm um e-mail próprio e esta informação é obrigatória.
Etapa 3) Configuração do ambiente Datasul
Ao acessar o programa Integração TOTVS Feedz - FP7800 no menu, você tem a opção de realizar integrações mais específicas, utilizando filtros conforme necessário. Isso pode ser feito aplicando seleção, parâmetros e impressão.
Pontos importantes de validação:
E-mail: Cada funcionário tem um único e-mail cadastrado na pessoa física (FP1440).
Nome Social: Se houver nome social no campo correspondente no FP1440, a Feedz usará essa informação.
Múltiplos Vínculos: Na Feedz, cada pessoa só pode ter um registro. Se vários funcionários compartilharem o mesmo código de pessoa ou e-mail, a Feedz usará o último cadastro feito. Na folha de pagamento, a ordem de envio é determinada pela data de admissão e, se igual, pela ordem no banco de dados.
Cargo, Unidade de Lotação e Estabelecimento: Essas informações são enviadas apenas se estiverem vinculadas ao funcionário. Para acessá-las na Feedz, consulte os detalhes do funcionário. A ordem de envio é Unidade de Lotação, Cargo, Estabelecimento, Pessoa e Líder imediato.
Identificação do Cliente: Use a Visão Decentralizada com um dos tipos de acesso listados.
Funcionário Transferido: Se um funcionário for transferido, apenas as informações atuais são atualizadas na Feedz, sem dados de desligamento da empresa de origem.
Geração do Lote de Envio: Os registros são enviados em lotes de até 100. Se um registro tiver erro, os demais do lote serão processados. Se a opção "Imprimir Entidades" não estiver marcada, o lote com erro será exibido como erro. Se marcada, será mostrado o detalhamento do lote com registros processados e com erro.
Pasta Seleção:
Nesta tela, informe a faixa de seleção para a consulta e ou sincronização.
Pasta Seleção:
Nesta tela, informe os parâmetros para processar a consulta e ou sincronização.
Criar Processos: Indica que irá integrar as informações com base na pasta de seleção. É utilizado somente para a integração do funcionário.
Consultar Processos: Indica que irá fazer a consulta dos dados que tiveram o processo criado em "Criar Processos". Esse campo informado irá habilitar o campo de seleção em Consultar Processos/Data Inicio, inicial e final.
⚠️ Importante: na tela Seleção, pode ser informado o horário de inicio e término do envio, desta forma o sistema é mais assertivo nos dados filtrados.
3. Imprimir Entidades: Indica que na geração do arquivo .CSV, será gerado as informações dos registros processados e dos que tiveram erro durante a consulta do processamento.
Pasta Impressão:
Nesta tela, informe os parâmetros para impressão em desktop ou em RPW.
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