Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesAvaliação de ExperiênciaCriação e Configurações
Como configurar os critérios na Avaliação de Experiência?
Como configurar os critérios na Avaliação de Experiência?

Saiba como inserir e editar perguntas/competências na Avaliação

Feedz avatar
Escrito por Feedz
Atualizado ontem

⚠️ Verifique se você tem essa permissão junto ao seu RH.

No menu lateral, clique em Desempenho, em seguida Administrar avaliações.

Na tela seguinte, clique na seção Avaliações de Experiência, selecione a avaliação que deseja editar, clique nos três pontinho e depois em Editar.

Clique na seção 3 - Critérios e respostas.


Para adicionar um novo critério, role a página até Critérios da Avaliação e clique em Adicionar critérios à direita. Em seguida, você pode optar por configurar um critério já existente, ou criar totalmente do zero.



Agora, para configurar um critério já existente, basta selecionar a opção escolhida e clicar em Adicionar configuração específica.


Com isso, sua Feedz abrirá a seguinte tela, por onde você pode definir questões como Configurações, Respostas e conjunto de pessoas.

Configurações iniciais

  • Nome da configuração: uma descrição que facilita a configuração dos critérios para o administrador da conta, aqui você pode sinalizar qual grupo será impactado por esta versão, por exemplo.

  • Descrição do critério: o subtítulo do critério.

  • Informação adicional: aqui você define uma tooltip, ou seja, informações extras que podem ajudar os respondentes a entender o critério.

  • Para quem será exibido esse critério: aqui você define quem poderá avaliar a questão, seja gestor, avaliado ou outros avaliadores.

Respostas

  • Tipo de resposta:

    - Qualitativa: Escolhendo essa opção, os critérios em sua avaliação deverão ser respondidas com textos. A partir disso, você conseguirá configurar se as respostas serão obrigatórias para todos os critérios, e quantidade mínima de caracteres para cada resposta.
    Também é possível configurar se todas as respostas qualitativas da avaliação terão a opção Não sei responder/não se aplica.


    - Quantitativa: Escolhendo essa opção, mensurável por um padrão, os envolvidos na avaliação responderão todos os critérios com respostas que podem ser por Escala ou Conceito.

Descendo um pouco mais a janela, na seção Configurações de resposta. Nesta seção, você configura algumas opções:

  • Resposta obrigatória: quando essa opção estiver ativa, o participante é obrigado a responder esse critério.

  • Não sei responder/não se aplica: quando essa opção estiver ativa, o botão Não sei responder/não se aplica aparecerá como uma opção de resposta e o avaliador poderá pular esse critério.

  • Comentário obrigatório: quando essa opção estiver ativa, o critério passa a exigir resposta textual, ou seja, além da resposta numérica na escala, o respondente precisará incluir um texto que complemente a resposta ao critério em questão. Ao lado, ainda é possível definir a quantidade mínima de caracteres que o participante precisa escrever na resposta.

Mais para baixo, chega-se à seção Nota esperada (opcional). Nesse ponto é onde você pode definir o valor que servirá de base para todas as respostas desta avaliação e aparecerá nos gráficos de resultados.

E para fechar a configuração do tipo de resposta por escala, você consegue definir quais serão os pesos padrões dos critérios na avaliação, na seção Peso do critério. O peso padrão definido servirá para os cálculos das notas de cada critérios no resultado final da avaliação de cada participante. Para concluir as definições da janela, clique em Salvar.

Configurando o conjunto de pessoas

Clicando na última aba das configurações, referente a “Conjunto de Pessoas”, você consegue definir quem são aqueles que podem receber este critério no formato que você está criando.
Para isso, é só clicar em Adicionar conjunto de pessoas e selecionar entre Todos, Lideranças, Departamentos ou Cargos.

  • Conjunto liderança: será destinado aos gestores na avaliação que também forem participantes na avaliação. É possível estender a outros gestores que só forem participantes na avaliação, de forma geral na Feedz. Basta ir nas configurações básicas e ativar a opção "Aplicar Critérios de Liderança aos usuários que possuem papel de gestão na feedz".

  • Conjunto departamentos: será destinado aos participantes que forem exatamente do departamento selecionado na lista de opções de departamentos cadastrados na empresa, que serão disponibilizados na configuração do conjunto.

  • Conjunto cargos: será destinado aos participantes que forem exatamente do cargo selecionado na lista de opções de cargos cadastrados na empresa, que serão disponibilizados na configuração do conjunto.

Após escolher uma das opções acima clique em inserir e no final Salvar.

Edição do critério


Na telinha que abrirá, é possível editar nome do critério, a descrição do critério, uma informação adicional sobre o critério, caso não seja um critério padrão da Feedz.
A classe do critério e o eixo do critério para será refletido na matriz 9box e por clique em Salvar.

Para concluir essa configuração, clique em Salvar rascunho no final da página.

⚠️ Importante lembrar: após a Avaliação de Experiência entrar em andamento, não é mais possível editar as configurações de escalas e critérios.

Respondeu à sua pergunta?