Todas as coleções
Recrutamento & Seleção
Principais dúvidas
Como definir as etapas do processo seletivo?
Como definir as etapas do processo seletivo?

Saiba como definir as etapas do processo seletivo ao criar uma vaga

Feedz avatar
Escrito por Feedz
Atualizado há mais de uma semana

Como definir as etapas do processo seletivo?

Nesta etapa é necessário que o recrutador escolha quais serão as etapas que os candidatos, participantes do processo seletivo referente a essa vaga, irão percorrer.

As fases do processo são previamente definidas, sendo elas:

  • Candidaturas

  • Análise de currículo

  • Avaliações

  • Entrevistas

  • Ofertas

  • Pré-requisitos para contratação

  • Contratações

Dentro de cada fase acima mencionada, haverão as etapas com nome e descrição, que poderão ser parametrizadas pelo usuário no momento da criação da vaga, como exemplo podemos ver a imagem abaixo com a fase Análise de currículo, a etapa chamada de "Seleção de perfil" e descrição como "Etapa de escolha de quais perfis são mais aderentes a sua vaga".

É possível que algumas etapas não sejam necessárias em todas as vagas ou, as informações de nome e descrição não sejam compatíveis com o que o usuário deseja para a vaga, então, através do ícone de três pontinhos "...", é possível excluir e/ou editar as etapas.

Caso a fase não possua nenhuma etapa cadastrada, será exibida a mensagem:

Caso o usuário deseje adicionar mais etapas em uma fase, é possível, através do ícone +, adicionar quantas etapas forem necessárias.

Configuração de campos

Na etapa Candidatura, é possível definir quais os campos serão opcionais e obrigatórios no preenchimento do cadastro do(a) candidato(a), ou seja, quais dados o(a) candidato(a) precisará preencher em seu currículo para se candidatar àquela vaga.

Através do botão "Configuração de campos", é possível acessar a página que contém os campos que são exibidos no currículo do candidato.

Observação: Os campos Nome completo, E-mail e Data de nascimento não poderão ser configurados nesta página, pois os mesmos são obrigatórios para que o(a) candidato(a) utilize a plataforma.

Observação 2: Como esta é uma etapa do cadastro de vagas, a parametrização será aplicada somente na vaga em questão. Para que seja possível utilizar esta parametrização em outras vagas, é necessário salvá-la em um template e utilizá-lo na criação de outras vagas.

IMPORTANTE

  • Não há um limite mínimo e máximo de etapas, com exceção das fases obrigatórias, Candidaturas e Contratações, que por padrão possuem uma única etapa.

  • Só será possível editar, excluir e inserir etapas, no momento da criação da vaga e/ou quando a vaga estiver com status "Em rascunho".

  • As fases de Candidaturas e Contratações são fases obrigatórias, ou seja, não é possível editar, excluir e inserir etapas.

  • Caso uma fase não possua nenhuma etapa cadastrada, a mesma será desconsiderada do processo seletivo.

A última etapa do processo deverá ser informada a página de carreiras na qual a vaga será publicada, para então finalizar o processo de criação da vaga, através dá publicação da mesma. Este campo é de preenchimento obrigatório, portanto, a publicação somente será possível após seu preenchimento.


Após esta etapa, a sua vaga estará publicada.

Respondeu à sua pergunta?