CONTEÚDO
Visão Geral
Cadastro da vaga
Dados da vaga
Etapas do processo
Página de carreiras
01. VISÃO GERAL
A criação da vaga deve ser realizada pelos recrutadores, gestores de RH e/ou administradores.
O processo de criar nova vaga se dá através de etapas que estão descritas a seguir.
Através do cadastro da vaga também é possível criar e gerenciar templates de vagas, para mais informações acesse a página Gestão de Templates.
02. CADASTRO DA VAGA
Neste cadastro devem ser informados os dados a respeito da vaga que está sendo cadastrada, bem como as etapas que à compõe e a página de carreiras em que a mesma deve estar publicada.
O cadastro está organizado através das etapas: Dados da vaga, Etapas do processo, Critérios de avaliação e Página de carreiras.
Dados da Vaga
Nessa etapa devem ser definidas as informações a respeito da vaga que está sendo criada. As informações estão organizadas por: descrição da vaga, local de trabalho, dados internos e envolvidos no processo.
Descrição da Vaga
São os dados básicos da vaga, como: título, cargo, tipo de vaga, número de posições, data limite para contratação, faixa salarial mínima e máxima, modelo de trabalho, regime de contratação e informações a respeito da empresa, como, benefícios, requisitos e qualificações, responsabilidades e atribuições e requisitos desejáveis.
Local de Trabalho
Deve ser informada a unidade e o departamento para a qual aquela vaga será destinada. Os campos de estado e cidade são preenchidos automaticamente após selecionada a unidade, mas podem ser alterados caso necessário.
Dados internos
São os dados internos da vaga, como: código interno da vaga, motivo da requisição e justificativa da requisição.
Envolvidos no Processo
Devem ser informados os usuários que participarão do processo seletivo, como por exemplo, gestores e recrutadores.
IMPORTANTE
Os campos faixa salarial, requisitos desejáveis, dados internos e pessoas envolvidas no processo, são de preenchimento opcional.
Os campos Tipo de vaga, Modelo de trabalho e Regime de contratação podem ter uma ou mais opções selecionadas.
O número de posições não pode ser menor ou igual a 0.
A data de contratar até não pode ser igual ou inferior que a data atual.
A faixa salarial mínima não pode ser maior que a faixa salarial máxima.
Os dados retornados nos campos de Cargo da vaga, Unidade, Área da empresa e Pessoas envolvidas, devem ser previamente cadastrados no menu de cadastro referente a cada campo.
Os campos sobre a empresa: benefícios, requisitos e qualificações, responsabilidades e atribuições e requisitos desejáveis, têm um contador de caracteres vinculado ao campo.
Etapas do processo
Nesta etapa é necessário que o recrutador escolha quais serão as etapas que os candidatos, participantes do processo seletivo referente a essa vaga, irão percorrer.
As fases do processo são previamente definidas, sendo elas:
Candidaturas
Análise de currículo
Avaliações
Entrevistas
Ofertas
Pré-requisitos para contratação
Contratações
Dentro de cada fase acima mencionada, haverão as etapas com nome e descrição, que poderão ser parametrizadas pelo usuário no momento da criação da vaga, como exemplo podemos ver a imagem abaixo com a fase Análise de currículo, a etapa chamada de "Seleção de perfil" e descrição como "Etapa de escolha de quais perfis são mais aderentes a sua vaga".
É possível que algumas etapas não sejam necessárias em todas as vagas ou, as informações de nome e descrição não sejam compatíveis com o que o usuário deseja para a vaga, então, através do ícone de três pontos "..." é posível excluir e/ou editar as etapas.
Caso a fase não possua nenhuma etapa cadastrada, será exibida a mensagem:
Configuração de campos
Na etapa Candidatura, é possível definir quais os campos serão opcionais e obrigatórios no preenchimento do cadastro do(a) candidato(a), ou seja, quais dados o(a) candidato(a) precisará preencher em seu currículo para se candidatar àquela vaga.
Através do botão "Configurar campos", é possível acessar a página que contém os campos que são exibidos no currículo do(a) candidato(a). Para tornar um dado obrigatório, basta clicar sobre o ícone posicionado a frente do campo desejado, então o campo se tornará obrigatório para se candidatar a vaga e o ícone será apresentado assim:
Observação: Os campos Nome completo, E-mail e Data de nascimento não poderão ser configurados nesta página, pois os mesmos são obrigatórios para que o(a) candidato(a) utilize a plataforma.
Observação 2: Como esta é uma etapa do cadastro de vagas, a parametrização será aplicada somente na vaga em questão. Para que seja possível utilizar esta parametrização em outras vagas, é necessário salvá-la em um template e utilizá-lo na criação de outras vagas. Para mais informações acesse Gestão de Templates.
Perguntas adicionais
Na etapa Candidatura, também, é possível selecionar o template de perguntas adicionais que será utilizado na vaga, para que sejam respondidas pelos candidatos, ao fazerem sua candidatura. É possível fazer a seleção através do seletor e após é possível visualizar as perguntas do template selecionado, enquanto a vaga estiver em rascunho, clicando em:
Observação: Após a publicação da vaga é feita uma cópia das perguntas no template e qualquer alteração posterior no template não será refletida no formulário salvo junto a vaga.
Observação 2: Os templates podem ser excluídos do sistema, mesmo vinculados a uma vaga, caso isso ocorra eles serão removidos de todas as vagas em rascunho e templates vinculadas a eles, deixando o campo vazio.
Roteiro de entrevistas
Na etapa Entrevistas é possível selecionar um único template de roteiro de entrevistas que pode ser utilizado pelo recrutador no momento da entrevista.
A seleção é feita pelo seletor que se encontra junto do título. Após a seleção é possível visualizar o roteiro selecionado enquanto a vaga estiver em rascunho, clicando em:
Observação: Após a publicação da vaga é feita uma cópia do roteiro e qualquer alteração posterior no template não será refletida no formulário salvo junto a vaga.
Observação 2: Os templates podem ser excluídos do sistema, mesmo vinculados a uma vaga, caso isso ocorra eles serão removidos de todas as vagas em rascunho e templates vinculadas a eles, deixando o campo vazio.
IMPORTANTE
Não há um limite mínimo e máximo de etapas, com exceção das fases obrigatórias, Candidaturas e Contratações, que por padrão possuem uma única etapa.
Só será possível editar, excluir e inserir etapas, no momento da criação da vaga e/ou quando a vaga estiver com status "Em rascunho".
As fases de Candidaturas e Contratações são fases obrigatórias, ou seja, não é possível editar, excluir e inserir etapas.
Caso uma fase não possua nenhuma etapa cadastrada, a mesma será desconsiderada do processo seletivo.
Critérios de avaliação
Nesta etapa o recrutador irá criar os critérios de avaliação que serão levados em consideração no momento da candidatura.
Ao clicar em "Adicionar critério", irá aparecer um card expansível com as seguintes informações:
Campo de texto para nomear o critério
Campo informativo com a escala numérica de avaliação que vai de 1 a 5
Botão para excluir o critério
Botão para expandir o card e mostrar um gráfico com informações ilustrativas:
Após adicionar um critério, o botão "Adicionar critério" irá aparecer abaixo ao final da lista de cards.
IMPORTANTE
A criação dos critérios é opcional, porém uma vez que o card é adicionado o nome do critério é obrigatório.
Não há limite de inclusão de critérios.
Essa funcionalidade está liberada apenas para o plano MAX.
Página de carreiras
Nesta última etapa deve ser informada a página de carreiras na qual a vaga deve ser publicada, para então finalizar o processo de criação da vaga, através dá publicação da mesma. Este campo é de preenchimento obrigatório, portanto, a publicação somente será possível após seu preenchimento.
Após esta etapa, a sua vaga estará publicada. Para mais detalhes, acesse Vaga publicada.
IMPORTANTE
As páginas retornadas no campo Página de carreiras, devem ser previamente cadastradas e publicadas no menu de cadastro referente a este campo.
Não será possível publicar a vaga caso alguma validação não seja atendida.
Não será possível salvar a vaga como rascunho caso a mesma não tenha um título.