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Neste artigo mostraremos como é feito o cálculo do Turnover. Para saber como acessar e exportar o relatório de Turnover, acesse este artigo.
O cálculo do Turnover:
Taxa de turnover sem admitidos. Feita da seguinte forma:
Soma dos desligados do período dividida pela média dos colaboradores ativos do período.
Exemplo:Desligados do período filtrado: 5+2+7+1 = 15
Média de colaboradores ativos do período selecionado: (100+115)/2 = 107,5
Taxa de turnover: 15 / 107,5 = 13,95%
Taxa de turnover com admitidos (caso a configuração esteja habilitada). Feita da seguinte forma:
Soma das médias entre desligados e admitidos do período dividida pela média dos colaboradores ativos do período.
Exemplo:
Médias entre desligados e admitidos: (5+7)/2 + (2+8)/2 + (7+9)/2 + (1+6)/2= 22,5Média de colaboradores ativos do período selecionado:(100+115)/2 = 107,5
Taxa de turnover: 22,5 / 107,5 = 20.93%
Explicando melhor os dados usados nos cálculos:
Como é calculado a média dos colaboradores do período:
Dia primeiro do mês inicial do período é verificado a quantidade de colaboradores ativos e dia 30 do mês final do período.
(Quantidade inicial + quantidade final)/2 = média de colaboradores ativos no período.Como é calculado a soma das médias entre desligados e admitidos:
(Soma de desligados+admitidos)/2 = médias entre desligados e admitidos.
Mais informações de taxas úteis da tela de Turnover:
Total de desligados: número de desligados no período filtrado.
Total de admitidos (caso a configuração esteja habilitada): número de colaboradores admitidos no período filtrado
Taxa de turnover do período: o cálculo é o mesmo apresentado no consolidado do período, mas é possível verificar o acumulado mês a mês do período filtrado.
Turnover por mês: quantidade de desligados por mês do período selecionado.
Cálculo da taxa de turnover por mês: soma dos desligados do mês dividida pela média dos colaboradores ativos do mês.
Atenção: Nesse gráfico a taxa de turnover não é acumulativa, é por mês.Colaboradores ativos: contabiliza colaboradores ativos + colaboradores desativados. Isso porque, para a plataforma, o status "desativado" indica que o colaborador não saiu da empresa, logo ainda contabiliza também como um ativo.
⚠️Importante lembrar: O cálculo é baseado na data de admissão das pessoas. Logo, é preciso que todos os colaboradores tenham uma data de admissão inserida em seus cadastros. Caso contrário, os gráficos não são mostrados na tela.