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Como criar e editar o modelo de plano de Onboarding?
Como criar e editar o modelo de plano de Onboarding?

Quer aprender a editar o modelo de Onboarding? Está no lugar certo!

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Escrito por Feedz
Atualizado há mais de uma semana

⚠️ Verifique se você tem essa permissão junto ao seu RH.


O termo "Onboarding”, em inglês, pode ser traduzido como “embarcando” ou “embarcar”. O Onboarding é um processo de integração de novos colaboradores, que pode ser dividido em Onboarding Cultural (valores da empresa, metas e objetivos) e Onboarding Técnico (ferramentas da área em que atuará, cursos e conhecimentos).

Passo a passo

Para ter acesso à criação de um novo modelo de Onboarding clique em "Gestão" e depois em "Gestão do Planos de Desenvolvimento". Em seguida, clique em "Onboardings" na tela principal dos Planos de Desenvolvimento.

Nessa tela é possível ter acesso à quantidade de Onboardings ativos e finalizados. Clicando em "Editar modelo de Onboarding" você terá acesso à criação de um novo modelo onde é possível definir o tempo estimado de conclusão e filtrar por um bloco caso você já tenha criado algum.

  • Deixar ativado ou desativado a criação automática de Onboarding: quando essa opção estiver ativada, assim que um novo colaborador for adicionado automaticamente será criado um onboarding para ele, respeitando os critérios de cargos, geral e departamento. Exemplo: quando entrar um novo colaborador no time comercial, o onboarding automático terá todos os blocos criados com a opção Geral, departamento do comercial e cargo que ele ocupar.

  • Adicionar um novo bloco ao seu modelo de Onboarding: para criar um novo bloco (novo modelo), clique em "adicionar novo bloco".

  • Salvar alterações: não esqueça de salvar todas as alterações que realizar nesta página. Caso você ainda vá fazer outras alterações, como a inclusão de blocos, pode salvar no final.

Por padrão já existe um bloco criado chamado "Geral", clicando na seta deste bloco e em "Adicionar nova tarefa" nesse bloco ou em outros que você criará, será possível definir:

  • Nome da tarefa: o que o colaborador deve fazer? (Exemplo: assistir um vídeo, realizar um curso, etc.)

  • Tipo da Tarefa: como o colaborador deve sinalizar a conclusão ou avanço dessa atividade? Você tem a opção de atingido/não atingindo ou porcentagem, veja qual faz mais sentido para cada atividade.

  • Descrição da tarefa: você pode dar mais detalhes sobre a atividade, inserir links, fotos, vídeo e demais arquivos.

Após finalizar a criação da sua atividade é só clicar em "Salvar" e em seguida será redirecionado para a tela que mostramos anteriormente, onde você deve clicar em "Salvar alterações".

Clicando em "Adicionar novo bloco" você verá algumas opções:

  • Selecione o tipo de bloco: é aqui que você deve escolher para quem é este bloco, podendo ser Geral (para todos os seus liderados), ou para um determinado cargo ou departamento. Você pode criar quantos blocos achar necessário.

  • Dê um título: normalmente o título dos blocos são divididos por seções (cada bloco uma seção) como, por exemplo, "Onboarding Cultural" e "Onboarding Técnico" ou "Comunicação", "Plataformas", "Conhecendo o time", etc.

  • Escreva uma breve descrição: você pode explicar e dar mais detalhes sobre esse bloco.

  • Conhecimentos: aqui você deverá criar a nova tarefa para esse bloco, ou seja, as ações que a pessoa deverá realizar. Cursos para fazer, vídeos para assistir, etc.

Após finalizar todas as ações clique em "Salvar" para não perder as alterações realizadas.

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