Como é a candidatura?

Saiba como funciona a parte de Candidatura

Feedz avatar
Escrito por Feedz
Atualizado há mais de uma semana

CONTEÚDO

  1. Visão Geral

  2. Dados da candidatura

  3. Candidatura sem edição de currículo

01. VISÃO GERAL

Após clicar no botão "Enviar candidatura" na página de divulgação da vaga publicada, e caso a pessoa candidata já esteja autenticada na aplicação, ela será redirecionada para a página de candidatura.

Ao ser redirecionada, irá aparecer uma caixa de dialógo informando se os dados necessários estão preenchidos corretamente, e também dará a possibilidade de revisar e editar os dados do currículo.

Para mais informações sobre a página de divulgação da vaga publicada, acesse o artigo "Vaga publicada".

02. DADOS DA CANDIDATURA

No topo da página são apresentados alguns dados da vaga em que a pessoa se candidatou.

Exemplo:

  • Nome da Vaga

  • Nome da Empresa

  • Modelos de trabalho

  • Regimes de contratação

  • Data da candidatura

Com o objetivo de obter melhor métrica sobre como os usuários encontraram as vagas, é apresentado ao final da candidatura um pequeno formulário para ser preenchido de maneira opcional.

Como você encontrou esta vaga?

  • A primeira pergunta do formulário consiste em saber como a vaga foi encontrada, seja pelo Linkedin, página de carreiras, redes sociais, Google ou outros. Caso Outros seja marcado, é obrigatório o preenchimento do campo Informe quais canais, com a informação de qual outra forma a vaga foi encontrada.

Alguém a(o) indicou para essa vaga?

  • A segunda pergunta busca saber se a pessoa foi indicada por outra pessoa, que trabalha na empresa, para aquela vaga. Caso a resposta seja sim, então é obrigatório preencher o campo Informe o e-mail corporativo dessa pessoa, para que seja possível identificar quem indicou.

Você trabalha ou já trabalhou nessa empresa?

  • Por último, é questionado se a pessoa candidata trabalha atualmente nessa empresa.

Após o preenchimento ou não destas informações, é possível sair da página clicando no botão "Enviar informações", situado no final da página, ou basta clicar em algum dos menus laterais.

ATENÇÃO

No cadastro de vaga, o recrutador tem a opção de definir quais campos a pessoa candidata deve preencher em seu currículo para que possa se candidatar a vaga (para mais informações acesse o artigo "Como criar uma vaga?").

Então, caso os campos não estejam preenchidos no currículo da pessoa candidata, ao realizar a candidatura na vaga, ela receberá um aviso informando que há informações obrigatórias que precisam ser preenchidas para concluir a candidatura, como o exemplo abaixo:

Clicando em "Continuar", a pessoa candidata será redirecionada para a edição do currículo para que as informações sejam preenchidas e posteriormente conseguirá concluir sua candidatura.

03. CANDIDATURA SEM EDIÇÃO DE CURRÍCULO

Caso a pessoa candidata nunca tenha editado seu currículo, ao clicar em "Enviar candidatura", se já estiver autenticada na plataforma, a mesma será redirecionada para o menu "Meu currículo" para que possa editá-lo.

Após salvar o currículo, a pessoa candidata poderá escolher entre realizar a candidatura ou ser redirecionada para o menu "Início".

Caso opte por candidatar, a candidatura será realizada automaticamente e a pessoa candidata será redirecionada para a página de candidatura.

Respondeu à sua pergunta?