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Como integrar a Convenia com a Feedz?

Saiba como realizar a integração da sua plataforma Convenia com a sua Feedz!

Atualizado há mais de uma semana

⚠️ Na plataforma, este recurso é visível somente para pessoas com perfil de Admin, e a pessoa também precisa ter permissão de administradora na Convenia.

Contexto:

A integração com a Convenia é somente de leitura. Isso significa que a integração apenas lê os dados da Convenia, e replica na Feedz. Qualquer alteração realizada nos perfis dentro da Feedz não será replicada na Convenia.

Os processos de admissão e demissão são sincronizados. Ao configurar o webhook corretamente, as admissões e demissões futuras serão sincronizadas praticamente em tempo real. A edição e a readmissão também serão sincronizadas.

As informações sincronizadas na integração são:

  • Nome completo

  • Nome Social

  • E-mail profissional (obrigatório)

  • Gênero

  • Raça

  • Data de aniversário

  • CPF

  • Departamento (obrigatório)

  • Cargo (obrigatório)

  • Gestor direto

  • Data de admissão


Passo a passo:

Para iniciar a integração, acesse a Convenia, clique no ícone de sua foto no canto direito superior da tela, e depois clique em "Configurações" por lá. E, ao abrir a caixa de configurações, vá em "API".

Na tela de API, vá a opção "Tokens", e clique em "Adicionar novo Token". Após clicar no botão, atualize a tela para que as informações se atualizem.

Escolha um nome para o token e marque os dados a serem disponibilizados para a Feedz: Listagem de departamentos; Listagem de cargos; Email profissional; Informações de desligamento;

Clique em cada uma dessas quatro opções para ir preenchendo as listagens de informações a serem puxadas:

Em cada opção, marque as seguintes caixinhas das listagens de informações, conforme os prints abaixo:

Depois, clique em "Adicionar" para que a Convenia gere um valor para seu token.

Agora acesse a sua Feedz e, no menu principal, clique em "Configurações", e depois no submenu clique em "Integrações". Depois vá até o botão "Gerar Token" e clique nele (após clicar no botão, atualize a tela para que as informações se renovem).

Essa ação de gerar token vai criar um link para integrar o webhook com a sua Convenia. Esse link fica disponível no campo "Link Webhook Convenia". Guarde ele pois vamos precisar usá-lo mais a frente.

A outra coisa a fazer na Feedz agora é colar o código token que você criou na Convenia, no campo pertinente, chamado "Token Convenia".

⚠️ Lembre-se: o token a ser inserido nesse campo da Feedz é o que foi gerado lá na Convenia, nos passos anteriores. Certifique-se que não tem caractere a mais ao colar o token que copiou da Convenia. Após realizar o processo das imagens acima, clique em "Salvar" no fim da página de integrações.

Agora, vamos voltar à Convenia para usa o Link Webhook que geramos na Feedz há pouco. clique no ícone de sua foto no canto direito superior da tela, e depois clique em "Configurações" por lá. E, ao abrir a caixa de configurações, vá em "API". Agora selecione a opção "Webhooks" e, depois, clique em "Adicionar novo webhook".

Uma nova janela será aberta. Cole no campo "URL" o link do webhook gerado na Feedz. No campo "Secret" insira exatamente o mesmo token criado na própria Convenia, e que você inseriu na Feedz. O token gerado na Convenia será importantíssimo em ambos os lugares.

Rolando a tela para baixo, marque as seguintes ações a serem disponibilizadas para a Feedz: Admissão; Desligamento - Finalizado; Edição de Colaborador. Depois, deixe o status do webhookno fim da página como "Ativo" clique em "Salvar" para gravar as informações. Caso queira posteriormente desativar a integração por algum motivo, não precisa remover todas as configurações. Apenas altere o campo Status do webhook na Convenia para "Inativo".

Aqui a integração da Feedz com a Convenia estará concluída. Todas as admissões, edições, demissões futuras serão automaticamente replicadas para a Feedz.

Os passos seguintes são necessários para importar usuários previamente existentes na Convenia, e/ou sincronizar cadastros manuais feitos na Feedz com os existentes na Convenia.

O processo de importação funciona basicamente como uma adição ou edição em massa de todos os colaboradores ativos na Convenia.

Estando na página de integração, ao clicar no botão “Importar Colaboradores da Convenia” os usuários existentes serão atualizados e os não existentes serão criados na Feedz. É aconselhado que esse botão seja acionado apenas uma vez, na primeira importação, pois após ter dados já integrados a importação sobrescreve tudo novamente. Aguarde até que a Importação seja concluída.

⚠️ Lembre-se: ao ser integrado um novo colaborador pela Convenia, a Feedz não envia e-mail de boas vindas.


Requisitos para a importação:

  • Todos os usuários na Feedz precisam estar com CPF

  • Todos os usuários que já existirem na Feedz precisam existir na Convenia.

Como localizar a "UUID" do colaborador na Convenia:

A ID da pessoa colaboradora, exibida em todas as mensagens de erro, não é a matrícula dela. Se trata da "UUID" do colaborador na Convenia.

Você pode encontrar essa informação fazendo o download da planilha de colaboradores na Convenia indo em "Relatórios", depois em "Personalizados". Após isso, clique em "Criar um relatório personalizado" e, em seguida, em "Selecione os campos do sistema", selecione as opções "Empresas - identificador do colaborador" e "Informações de trabalho - E-mail profissional". Salve o relatório e, ao gerá-lo, ele trará a UUID do colaborador.

Campos obrigatórios:

  • Empresas;

  • Identificador do colaborador.


Erros comuns relatados na planilha de erros da Convenia:

  • E-mail obrigatório para cadastro na Feedz: Usuários sem e-mail na Convenia não serão cadastrados na Feedz. Para corrigir esse erro, preencha o "E-mail profissional" do colaborador na Convenia.

  • Cargo obrigatório para cadastro na Feedz: Usuários sem cargo na Convenia não serão cadastrados na Feedz. Para corrigir esse erro, preencha o cargo do colaborador na Convenia. Os cargos são importados automaticamente desde que tenham pelo menos um colaborador associado.

  • Já existe colaborador com este CPF: Pode existir um erro de digitação no documento do colaborador ou o CPF já constar na nossa base de dados. Revise os documentos do colaborador.

  • Seu webhook da Convenia está com uma ação ativa não recomendada pela Feedz: Na configuração do Webhook foram ativadas ações além da Admissão, Edição e Demissão. Por questões de segurança da informação, o recomendado é deixar apenas essas três opções ativadas.

  • Companhia não encontrada/Token inválido/Empresa bloqueada: Há alguma inconsistência na configuração do webhook e tokens. Refaça o procedimento de integração de acordo com este artigo.

  • Colaborador já foi desligado/Registro de integração não encontrado: Essa mensagem significa que o perfil do colaborador desligado na Convenia não estava sincronizado com a Feedz, então já foi ou ainda precisa ser desligado manualmente na Feedz.

  • Seu link do webhook na Convenia parece estar incorreto: Significa que o endereço de webhook cadastrado na Convenia precisa ser revisto. Verifique os passos anteriores deste artigo para gerar e informar o webhook corretamente na Convenia.

  • Falha ao localizar registro do usuário: Pode ocorrer quando o CPF é removido do colaborador na Feedz. Caso isso ocorra, as alterações na Convenia não serão sincronizadas até que o CPF seja adicionado ao perfil da pessoa na Feedz manualmente.

  • 404 - Recurso não encontrado: O perfil do gestor não está sincronizado entre a Feedz e a Convenia. Para que isso ocorra é necessário apenas realizar alguma alteração no perfil do gestor para forçar a sincronia imediata, ou realizar a importação de todos os colaboradores forçando a sincronia de todos antes de novas admissões.


Personalização de envio dos e-mails automáticos de erros da Convenia:

Por padrão, quando ocorre um erro em processos da Convenia (admissão, edição ou demissão), a Feedz envia mensagens de erro para todas as pessoas com perfil de administrador.

A empresa pode decidir se deseja ou não receber esses e-mails. Ao ativar a opção “Ativar envio de e-mail de erros”, é possível indicar colaboradores específicos no campo “Adicione quem receberá os e-mails”. Dessa forma, apenas essas pessoas receberão os alertas e poderão tratar os erros para ajustar a integração.

Também é possível escolher quem receberá os e-mails de erros da integração com a Convenia. A empresa pode optar por:

  • Não enviar os erros para ninguém (flag desativada).

  • Selecionar colaboradores específicos para receberem os alertas por e-mail.


Como configurar:

  1. Na Feedz, clique em 'Configurações' e depois em 'Integrações';

  2. Role até a seção 'Integração Convenia';

  3. Marque a opção 'Ativar envio de e-mail de erros';

  4. No campo 'Adicione quem receberá os e-mails', insira os nomes dos colaboradores que deverão receber os alertas;

  5. Clique em 'Salvar' ao final da página.

Após essa configuração, apenas as pessoas adicionadas no campo receberão os e-mails de erro, independentemente do tipo de perfil. Para desativar o envio, basta desmarcar a opção.

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