Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesDepartamento PessoalFériasConfigurações e acompanhamento
Como configurar e personalizar as solicitações de férias por tipo de vínculo?
Como configurar e personalizar as solicitações de férias por tipo de vínculo?

Escolha quais campos serão exibidos ao solicitarem férias, conforme os tipos de contratos, e configure prazos, orientações e saldos.

Feedz avatar
Escrito por Feedz
Atualizado há mais de uma semana

Contextualização

Quando uma pessoa solicita suas férias na Feedz, ela deverá preencher alguns campos para prosseguir. Estes campos podem ter sua exibição ativada ou desativada, conforme configuração definida pelo tipo de vínculo empregatício.

Por exemplo, o campo "Adiantar 1º Parcela do 13º" pode não fazer sentido para um vínculo "PJ - Pessoa Jurídica". Sendo assim, é viável ter a exibição desativada.

Somente pessoas com a permissão de "Gerenciar Férias - RH" poderão definir os campos que serão exibidos.

Campos que podem ter exibição ativada ou desativada:

  1. Vender Férias

  2. Adiantar 1ª Parcela do 13º

A personalização só é aplicada para usuários que tiverem o tipo de vínculo definido em seu cadastro. Por padrão, as pessoas que não tiverem nenhum tipo de vínculo definido, sempre visualizarão as opções "Vender Férias" e "Adiantar 1º Parcela do 13º".

Passo a passo

Para personalizar os campos acesse a página "Gerenciar Férias - RH".

Estando na página, clique nos três pontinhos no lado direito superior e depois em "Configuração de Férias".

Escolha o tipo de contrato que você quer personalizar e clique no ícone de edição à direita da linha. Os tipos são: CLT - Consolidação das Leis de Trabalho; PJ - Pessoa Jurídica; Estágio; Sócio.

Feito isso, você estará na tela de Edição do tipo de vínculo selecionado. Nela, clique na aba "Solicitação de Férias", onde é possível ativar ou desativar o campo "Permitir Vender Férias", a depender da intenção, e também o campo "Permitir Antecipar 1ª parcela do 13º salário".

Pronto! As pessoas deste tipo de contrato irão visualizar estes campos somente se estiverem ativados.

Depois, você ainda pode configurar o campo "Quais dias da semana em que é possível iniciar férias?", onde é possível delimitar exatamente os dias em que férias podem ser iniciadas em sua empresa.

Outra configuração possível é no campo "Com quantos dias de antecedência as férias devem ser solicitadas?". Essa é uma edição bem importante, pois é a partir dessa definição o calendário de solicitação de férias é configurado para as pessoas em sua empresa.

Exemplo: Se esse campo estiver configurado com o prazo de 30 dias, as pessoas não poderão solicitar férias no mesmo mês em que estiverem acessando a tela de solicitação. Somente 30 dias a frente do dia em que estão solicitando.

Isso pode deixar o calendário do mês corrente em branco, sendo necessário que o colaborador avance para o mês seguinte para escolher as datas e fazer sua solicitação.

Para entender mais sobre como uma pessoa solicita férias, é só clicar aqui.

Existindo pessoas sem tipo de vínculo definido no perfil, uma mensagem será exibida no topo da tela "Configurar Férias".

Se este for o seu caso, você pode baixar a lista e atualizar o cadastro dessas pessoas pelo Atualizador de Dados. Basta copiar os e-mails da lista baixada, inserir na planilha do Atualizador de Dados, incluir a informação do tipo de vínculo na respectiva coluna da planilha modelo, e depois importar.

Na página de gerenciamento das configurações relacionadas às férias, ainda é possível acessar as abas "Orientações" e "Saldos".

Em "Orientações" você pode habilitar, opcionalmente, orientações aos colaboradores ativando o campo "Habilitar orientações ao colaborador". Assim, você consegue adicionar possíveis informações adicionais para as pessoas visualizarem no momento de solicitação. Basta preencher o campo "Breve instrução sobre férias" para isso.

Também é possível incluir o possível link de documento com as políticas de férias de sua empresa, basta colar no campo "Link para o colaborador acessar a política de férias".

Também é possível incluir o possível link de documento com as políticas de férias de sua empresa, basta colar no campo "Link para o colaborador acessar a política de férias". Em "Pré-visualização para o colaborador", você consegue ver como a mensagem e o link aparecem às pessoas. Ao finalizar as edições nessa aba, clique em "Salvar".

Já na aba "Saldos" é onde você consegue configurar regras de saldos de férias das pessoas colaboradoras.

​No campo "Tamanho do período aquisitivo", insira a quantidade de dias a serem exercidos pelas pessoas para que as férias acumulem no saldo. Exemplo: para que um novo saldo de férias entre automaticamente para uma pessoa fazer solicitação após 1 ano, basta inserir o valor 365 (dias) nesse campo.

E no campo "Saldo acumulado do período" é onde você insere a quantidades de dias acumulados após o prazo definido no campo anterior ser atingido. Exemplo: Adicione o valor 30 em "Saldo acumulado do período" se você deseja que 30 dias sejam adicionados aos saldos dos colaboradores após o atingimento do prazo definido no campo "Tamanho do período aquisitivo".

Por fim, é só clicar em "Salvar" também.

Respondeu à sua pergunta?