⚠️ Verifique se você tem essa permissão junto ao seu RH.
Um Plano de Desenvolvimento Individual, conhecido como PDI, é uma chave para auxiliar os colaboradores a alcançarem seus objetivos profissionais, e com isso, se sentirem também reconhecidos e motivados.
O PDI é um plano bem construído, com objetivos e prazos. Assim, o profissional consegue desenvolver habilidades técnicas e/ou comportamentais.
O ideal é que o PDI dure no máximo 3 meses e seja acompanhado e atualizado semanalmente. Também recomendamos que cada pessoa reserve pelo menos 1 hora durante a semana para focar no desenvolvimento individual.
Passo a passo de construção na ferramenta
Comece a construir um PDI clicando em "Gestão" e depois em "Gestão dos Planos de Desenvolvimento", no menu lateral.
A tela já abrirá na aba "Individuais", da página de gestão de planos de desenvolvimento. Desça um pouco a página e clique no botão "Criar um novo plano de desenvolvimento", no canto esquerdo.
Na janela que será aberta, encontre o colaborador para quem deseja criar um novo PDI, e clique em "Criar plano de desenvolvimento". Você utilizar a barra de pesquisa para encontrar as pessoas mais facilmente.
Um outra janela se abrirá perguntando de que forma você quer criar o plano, se deseja "Criar do Zero", ou se prefere "Criar a partir de um modelo". Ficando a seu critério clicar na opção que desejar.
Criando a partir de um modelo
Se você preferir criar a partir de um modelo e clicar na respectiva opção, outra janela aparecerá para pesquisar o modelo de PDI de alguma outra pessoa que lidera, para replicar ao PDI da pessoa que está criando atualmente. Basta pesquisar a pessoa que deseja, selecionar o PDI modelo dela, e clicar em "Criar um plano a partir deste".
Depois disso, é só fazer qualquer alteração de detalhe que deseja no PDI já prontinho, rolar a tela até o final, e clicar em "Salvar alterações".
Criando do Zero
Após clicar em "Criar do Zero", a página de criação em branco será aberta. Nela você vai começar adicionando o nome do PDI que está criando para a pessoa. Também vai selecionar o tipo do plano que a pessoa fará, a data de início dele, e o tempo estimado de conclusão do plano em dias, semanas ou meses.
Depois, clique em "Adicionar novo bloco" para começar a estruturar as tarefas que a pessoa cumprirá no PDI.
Depois, novas opções aparecerão na tela de preenchimento do plano, dessa vez para o bloco de tarefas. Insira o título do bloco, e uma descrição para ele. Feito isso, é hora de inserir as tarefas que formarão esse bloco. Clique em "Adicionar nova tarefa".
Na janela de "Edição de tarefa". Adicione o nome da tarefa, depois escolha o tipo dela: se ela será guiada por porcentagem, ou só por ser atingida, ou não (sendo mudada apenas quando for completada).
Adicione a "Descrição da tarefa" e finalize a criação clicando em "Salvar".
Adicione mais blocos e tarefas aos blocos conforme a necessidade e o desejo. Feito tudo, é só clicar em "Salvar alterações" para que o PDI fique registrado.