Todas as coleções
Recrutamento & Seleção
Central do Recrutador
Como funciona a ordenação por inteligência artificial na lista de candidaturas no Recrutamento e Seleção?
Como funciona a ordenação por inteligência artificial na lista de candidaturas no Recrutamento e Seleção?

Saiba como funciona a ordenação da lista de candidaturas com a inclusão de um recurso de inteligência artificial no Recrutamento e Seleção.

Feedz avatar
Escrito por Feedz
Atualizado há mais de uma semana

Agora a lista de candidaturas conta com uma coluna chamada de "Posição", conforme mostra a imagem abaixo.


O objetivo desta coluna é posicionar as pessoas candidatas em ordem crescente, conforme a aderência delas na vaga.

Além da posição, este novo recurso também apresenta, ao se passar o cursor do mouse sobre a posição, o detalhamento com valores referentes à aderência da pessoa candidata em quatro aspectos. São eles: 1) experiência profissional; 2) qualificação; 3) sobre você; 4) habilidades.

Estes valores são calculados por um modelo matemático que realiza uma série de combinações do currículo da pessoa candidata com a vaga.

Detalhes do modelo matemático

Para cada critério é atribuído um peso relativo, considerando senioridades altas e baixas, refletindo sua importância no processo de recrutamento para a vaga em questão.

Em posições de maior senioridade, experiência e habilidades tendem a ter um peso maior devido às complexas responsabilidades envolvidas. Para posições de menor senioridade, valoriza-se a descrição do perfil do candidato.

Essa abordagem visa garantir uma avaliação justa, permitindo que tanto candidatos experientes quanto aqueles no início de suas carreiras possam competir em igualdade de condições.

Com base nos pesos definidos, o modelo realiza cálculos para determinar se o candidato possui a formação e experiência necessárias na área. Os critérios são agrupados em duas categorias, sendo:

  1. Qualificação: contempla as informações do campo 'Sobre você' e a Formação da pessoa candidata

  2. Experiência: contempla as informações de Experiência profissional e Tempo de cada experiência; Habilidades informadas pela pessoa candidata

Considerando os pontos apresentados acima, o modelo gera uma pontuação para cada candidato, refletindo o seu grau de adequação aos critérios pré-estabelecidos. Essa pontuação irá propor a ordenação do candidato na listagem dentro de cada vaga, auxiliando no processo de tomada de decisão, pois fornece uma visão objetiva e embasada em dados, facilitando a identificação dos candidatos com maior potencial à vaga.


Caso estes cálculos realizados pelo algoritmo ainda não estejam disponíveis na sua lista de candidaturas, o campo posição será preenchido com um " - " e aparecerá uma mensagem informando que os dados estão em processamento, conforme mostra a imagem abaixo:


Ordenação dos candidatos

A lista de candidaturas seguirá inicialmente a ordenação com base na pontuação do candidato em relação aos demais. Conforme há movimentações dentro do processo seletivo, essa ordenação pode mudar seguindo as regras do produto.

Os candidatos que estão como "favoritos" sempre terão o maior peso na ordenação, deixando os candidatos sempre nas primeiras posições da lista, independente da posição sugerida pelo modelo matemático.

Ex. Se o candidato estiver com posição 50º, mas estiver como favorito, ele irá aparecer no topo da lista de candidatos.

As demais candidaturas estarão organizadas em ordem crescente por posição e status do candidato, sendo que os candidatos reprovados sempre serão colocados no final da lista.


Ex. Se o candidato estiver com posição 1, mas estiver reprovado, ele irá aparecer no final da lista de candidatos.

Respondeu à sua pergunta?